anotar-melhor-sucesso-na-vitrine

3 Dicas de como estudar melhor e ter excelentes resultados

Se gostou, curta e compartilhe!

Já aconteceu de você começar a estudar e ao chegar no final de uma página não ter a mínima ideia do que leu e ter aprovado em concurso publicoque voltar a ler novamente?

Ou de se sentar para estudar e sentir uma inquietação que te leva a mexer no celular e a abrir o danadinho do Facebook? Parece que você sempre estuda e estuda, mas não consegue aprender nada?

Isso pode acontecer se você não estiver devidamente focado e concentrado para realização dessa atividade.

Nesse artigo falaremos, de 3 excelentes maneiras de como estudar e aprender melhor e ter o rendimento que você espera.

1 – ENTRE EM ESTADO DE FLUXO

O Estado de Fluxo acontece quando você fica totalmente envolvido em uma atividade, no qual nada mais é importante do que aquilo que você está fazendo naquele momento, criando um estado de concentração absoluta.

Para que isso ocorra é necessário se isolar dos ruídos. Fuja de lugares barulhentos, de pessoas conversando perto de você ou onde tem televisão ligada. Queira ou não, isso vai tirar a sua concentração.

Acabe com as distrações. Já aconteceu de você ao sentar-se para estudar e sentir aquela vontade incontrolável de mexer no Whatsapp ou de conferir o seu feed no Facebook? Esses são erros básicos de quem quer estudar e aprender.

Quando se propor a estudar de fato, elimine esse tipo de distração, desligue as notificações e tenha a disciplina de não abrir outra coisa que não esteja relacionado com o que você está fazendo naquele momento. Pense no seu objetivo maior e que só depende de você para conseguir atingi-lo. Portanto, foque.

2 – ANOTAÇÕES


anotar-melhor-sucesso-na-vitrine-300x225Você faz anotações ou você transcreve a apostila?

Fazer anotações é um processo fundamental para qualquer estudo, mas é preciso saber fazer uma boa anotação. Você não deve anotar tudo, a menos que a quantidade de conteúdo seja pequena.

Entendendo que as anotações serão para você relembrar o conteúdo estudado, não faz sentido você gastar muito tempo revisando. Uma boa anotação precisa comprimir o conhecimento de nosso material e deve ser registrado apenas os pontos principais de um conteúdo (uma palavra, ou até uma frase), que defina o todo, de forma que ao ler aquela frase ou palavra você consiga lembrar de todas as informações que estão relacionadas a elas.

A dica que eu deixo é que você aprenda a trabalhar com Mapas Mentais, já ouviu falar?

No mapa mental, você tem uma ideia principal, ou o conteúdo principal que está estudando, e você vai relacionando a esse conteúdo palavras chaves acompanhadas de imagens que definem essa palavra. Isso faz com que o seu cérebro grave mais facilmente, pois quando você ver a imagem/palavra vai disparar um gatilho em seu mente que vai fazê-lo recordar tudo que está associado a isso.

Passar e tirar nota alta nunca foi tão fácil com esse método, veja aqui!

 3 – REVISÃO

A chave para retenção de informações está na revisão. Você pode ver, ouvir, ler, mas só conseguirá gravar essas informações por longo tempo se de fato revisá-las.

Aqui as anotações vão fazer muito sentido pra você, pois se tiver anotado muita coisa de determinado assunto ficará cansativo o ato de revisar.

Mas se se utilizou de mapas mentais, esquemas ou micro resumos poderá ter eficiência em seus estudos.

Para fortalecer o seu aprendizado e tirar a prova dos 9, você ainda pode fazer o resumo de sua revisão. Como seria? Basta que ao finalizar os estudos, você tente recriar o conteúdo em uma folha em branco ou em um editor de texto usando apenas a sua capacidade de lembrar, forçando a sua mente a buscar as informações.








Se gostou, curta e compartilhe!

Deixe o seu Comentário