Como aprender programar de vez começando do zero

formatura-curso-sistemas-de-informacaoEra final do ano de 2012 e eu estava concluindo o curso de Sistemas de Informação na faculdade, porém tem um detalhe aí, eu não sabia nem criar uma página HTML e pôr para rodar, quiçá criar sistemas de informação.

Poderia dar muitas desculpas pelo fato de não saber programar, como: “Ah, é culpa da faculdade, da grade, da forma de como ensinavam, culpa dos professores”. Ou ainda poderia dar a velha desculpa: “Não era o foco do curso ensinar a programar”, o que de fato não era mesmo, mas era um curso de Sistemas, no final não sairiam dali administradores e eu queria aprender a criar sistemas, sites ou o que fosse. Creio que boa parte das pessoas que fazem o curso e gostam da área, têm essa vontade.

Hoje percebo que a responsabilidade de eu ter saído da faculdade sem saber programar (Leia “Não aprendi a programar na faculdade”), foi totalmente minha. Consigo perceber o que fiz de errado e que possibilitou que eu não aprendesse a codificar.

Por isso este artigo tem o objetivo de contar um pouco das estratégias que usei para aprender e que considero ser um processo eficiente. Poderá parecer óbvio, mas muitos não fazem assim.

1 Escolha um único tipo de conteúdo

No início eu revirava o Youtube, vendo vídeo-aulas de diversas pessoas, porém no final das contas eu não tinha entendido a essência do que ensinavam, pois cada um
tinha sua forma de explicar e muitas das vezes os conteúdos não tinham sequência, o que me obrigava a correr atrás de outros. 

Aqui se observa uma coisa, que é a falta de um plano de curso, mostrando o que é preciso aprender primeiro. Foi o que aconteceu comigo, aprendia coisas mais avançadas, só que por vezes me esbarrava em coisas básicas.

A dica desse primeiro tópico é: escolha um curso que queira fazer e siga somente ele, ou talvez um livro. Mas a ideia é manter o foco e estudar apenas uma coisa. Depois que terminar pode passar para outros cursos.

2 Estude e pratique ao mesmo tempo

Essa creio ser a dica mais valiosa, porque foi assim que os meus primeiros resultados começaram a aparecer.

Não fique somente estudando e criando anotações, no mundo da programação, a prática tem um efeito poderoso.

Se, por exemplo, você está estudando orientação a objetos, faça as devidas anotações, mas abra um editor de código e tente fazer funcionar um programa utilizando
esse conceito, o da O.O. Crie (a tradicional) conta bancária, seus atributos, seus métodos e observe o comportamento do programa em cada ação sua.

Se está estudando HTML, ao invés de ficar só na ideia de que a tag html inicia um documento, de que a head é o cabeçalho e identifica os assuntos da página e que dentro da tag body vai todo o conteúdo, abra novamente um editor de código, como o notepad ++,  e crie uma página, coloque-a pra rodar no navegador.

Garanto uma coisa, pra quem está aprendendo é motivador ver esses pequenos programas funcionando. aprender-a-programar-do-zero

Legal, até aqui ok. A outra coisa que digo é sobre a revisão. Eu sou danado pra esquecer os códigos, mas sempre lembro que existe algo para tal implementação, isso é importante, ou seja, você pode até se esquecer de como cria uma função, mas  se você sabe que ela existe e para que ela serve, fica muito mais fácil.

Resumindo esse tópico: Faça a revisão do conteúdo que você está estudando, para que fixe todas as informações. A técnica de revisão espaçada é uma boa pra isso.

3 Comece

comecar-a-programarNo início, quando estava aprendendo a programar, criei vários simples programas que hoje nem uso mais (acho que de fato nunca os usei), mas foi importante para meu aprendizado.

Eram códigos feios, sem um padrão, layout sem beleza, enfim, eram terríveis, eu reconheço.

E pra você que quer aprender a desenvolver, comece a criar a pequenas coisas, como um CRUD e veja o seu funcionamento, entenda todas as partes do seu programa.

Com toda certeza, se você tiver disciplina para estudar e praticar, logo você já estará desenvolvendo sistemas maiores e melhores estruturados.

Portanto, comece!

O que você quer responder quando as pessoas te perguntarem se você programa? Você quer dizer que programa mais ou menos? Será que alguém passa confiança ao dizer que sabe alguma coisa mais ou menos? Quer aprender a programar esse ano de vez?

Se você se interessou por esse conteúdo, sem dúvida você está em busca de ser um grande profissional no campo de desenvolvimento de software.
.
Quero deixar uma indicação para que você se torne esse profissional. Mais abaixo deixo um link, acesse-o e saiba como ser um desenvolvedor, conhecendo frontend, backend, programando fullstack, web ou criando aplicativos.
.

Veja aqui como começar HOJE a dar novos rumos para sua vida.